terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Os Implacáveis.

Quem é mais cruel, a torcida do Flamengo ou a WADA, a World Anti-Doping Agency?

A primeira regula a vida de quem veste o manto sagrado rubro-negro, seja antes, durante ou mesmo depois de fazê-lo. Quem não se lembra do (horroroso) Claiton, que de tão identificado com o Botafogo, acabou condenado pela torcida desde o primeiro momento como jogador do Flamengo? E André Dias, que será para sempre (mal) lembrado por ter dito que o clube não era grande?

A torcida rubro-negra, ao contrário do eleitorado brasileiro, tem memória. Mesmo que não tenha sempre razão.

Domingo, elevou Romário às alturas. Chegando ao cúmulo do absurdo de pedir para que ele, e não Ele, batesse um pênalti (muitos devem ter me achado louco quando virei para trás, de onde começou o coro, e proferi uma rajada de palavrões).

Enquanto isso, Bebeto e Tita receberam vaias quando seus nomes foram mostrados no telão. Renato Gaúcho nem precisava ter tido desempenho tão risível - desde o primeiro toque foi vaiado.

Eu não me proponho a achar explicações.

Mas Romário, mesmo tendo conquistado quase nada pelo clube, sempre demonstrou um imenso respeito pelo Flamengo após sair. Renato, além do gol de barriga e de toda a besteirada que ele rendeu, se mostrou uma figura arrogante e cheia de empáfia como "técnico". Bebeto foi protagonista de um dos maiores casos de traição na rivalidade entre Fla e Vasco. Passado que também pesa contra Tita.

Isso justifica que Renato - sem ele jamais teríamos conquistado o tetra em 87 - seja vaiado? Ou que Romário receba tanto carinho?

Aliás, carinho, pra mim, só pra Um.


E a WADA? A mão-de-ferro da política mundial anti-doping está prestes a massacrar um pobre jovem.

Mas ainda há esperança.

Jobson foi flagrado duas vezes, nos jogos contra Coritiba, 8 de novembro, e Palmeiras, 6 de dezembro. Com a contraprova do primeiro, são três resultados positivos para cocaína. Droga abominada pelos membros da agência, ainda que tenha tudo a ver com dependência e necessidade de ajuda e nada com aumento de desempenho.

Jobson já mentiu, caiu em contradição de datas e, pior, não admitiu dependência. A historinha contada, sem dúvida, complicará ainda mais sua situação.

Só que as leis da WADA falam de banimento do esporte quando o atleta é condenado duas vezes. No caso do brasileiro de vinte e um anos, o tribunal da entidade pode entender que, pela proximidade dos exames, trata-se de um mesmo caso. Isso aumenta a possível pena para até quatro anos. Mas pelo menos não decreta o fim da linha para um garoto que, de uma maneira ou de outra, precisa de ajuda.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bem... algumas infelicidades nesse jogo das "estrelas" do ultimo domingo, se bem que não de todo ruim. Mas as vezes certas situações que de forçadamente tristes se tornam pouco desastrosas...mas valeu pelo intuito de estarem ali para uma partida com fins beneficentes (esperamos q todos ali tenham tido esse sentimento).

Sobre o Jobson, muito infeliz suas declarações pós bombas. Mas ok, será que ele realmente vai ser banido por uso de uma droga que realmente não faz jus ao sentido de "doping"?? Devemos ter punições mais severas sim, mas não devemos errar a mão quando obviamente nos depararmos com inconsequencia sem danos ou distorções de um resultado; como não poderia ter influenciado o uso de tal droga nos jogos que participou... não sei se seria o certo, mas acho que cabe uma segunda chance aí(ou terceira...) Gde abç.

Edu Mendonça disse...

Você se refere ao Bebetinho? Que, mesmo depois de velho, segue justificando a fama de chorão? Ir embora do estádio, ainda no primeiro tempo, foi tremenda desfeita com o Galo. Mas tipicamente Bebeto.

Não creio que o Jobson vá ser banido. Mas acredito numa punição severa, talvez maior mesmo que a mínima nestes casos, que é de dois anos. Já seria suficiente. E, pelo menos, ele teria outra chance, além de bastante tempo para repensar a vida e procurar ajuda. É disso que ele precisa.

Bolinho disse...

Brother, depois do jogo fiquei trocando ideia com o beto e Marcelo, e não lembramos de nenhuma declaração "marrenta" do Renato, mesmo depois do gol de barriga, contra o Mengão. Sempre foi respeitoso e, no máximo, silencioso. É escroto e arrogante, mas fez historia no Mengão. E até agora me pergunto: qual momento feliz Romário protagonizou para a torcida do Mengão? foi o 4° maior artilheiro do clube em todos os tempos, fez alguns gols inesquecíveis, mas é muito pouco para o talento e trajetória do baixinho. Merece aplausos? Talvez - mas não os meus. O que não aceito são as vaias constantes a um cara que deixou cravado o nome na historia do clube como um vencedor.
Mas enfim...
aDEEEEEEEEEEEEEUS

Edu Mendonça disse...

Pois é.

Só me ocorre agora uma explicação: de que, talvez, a maioria daqueles 72 mil nem saibam realmente o que foi a passagem do Renato pelo Flamengo. Tem 22 anos o título de 87, cara. A gente é que, graças aos céus, tá velho. E sabe como o Renato jogava praca.

renato disse...

mais uma listinha pra gente se divertir. a seleção da década, do the sun. (a seleção é do the sun, não a década. se bem que esse tipo de jornalismo big brother... sei lá). eles partem de uma boa premissa: um time em torno do zidane. concordo. e acrescentaria: talvez um time em torno do zidane, em primeiro, e do ronaldinho gaúcho. segue o link. http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/sport/football/2788860/World-Team-of-the-Decade-Dream-Team-for-2000-2009.html

renato disse...

o time titular deles: buffon; cafu, canavaro, puyol e maldini; figo, zidane e ronaldinho; messi, henry e cristiano ronaldo.

o buffon é foda. mas a posição não ficaria pior nas mãos de outros, incluindo o julio cesar, que não foi nem lembrado pelo jornal.

o cafu é uma espécie de paulo coelho do futebol, né? a gente, aqui, não entende o sucesso dele lá fora.

canavaro e puyol? e o nesta, cadê?

o maldini é um intocável na europa.

figo, zidane e ronaldinho. zidane e ronaldinho são o centro do meu time. mas eu poria o gerard no lugar do figo.

e jogaria o figo pro ataque. o henry joga pra caceta, mas melhor da década? menos. não sei nem se o cristiano ronaldo foi.

peraí: nenhum holandês? nenhum alemão? dois portugueses? que década estranha...

Edu Mendonça disse...

Esse time tomaria tanto contra-ataque... Mas é como você disse - eu nem sabia que o The Sun tinha seção de esportes.

Eu acho que num time da década, se o cara jogou cinco anos num nível altíssimo, tem argumento pra entrar. É o caso do Ronaldinho, até 2006... mas também é o caso do Ibra nos últimos cinco... como do Henry naquele super-time do Arsenal... e até do Ronaldo, que ganhou uma Copa daquele jeito...

Por conta disso eu já tiraria o Figo e poria o Gordo. E também acho que Puyol é demais, até o Canaravo eu não sei. Nesta é melhor que os dois, tem Ferdinand, Touré... e o Gerard tem lugar mesmo.

E, realmente, não teve holandês ou alemão cracaço nesta década...

renato disse...

o ibra, claro! e tem também aqueles jogadores que tiveram numa virada de década a melhor fase. o arsenal do henry, por exemplo, me fez lembrar do vieira e do bergkamp. mas eles são desta década ou da década de 90? e o veron? noventa, né?

Edu Mendonça disse...

É, o Bergkamp brilhou mesmo nos 90... e não acho que Vieira (sempre machucado) e Verón (sempre arrumando inimigos) mereçam a vaguinha do Gerard. De qualquer maneira, seja qual for o time, foi uma década e tanto quando pensamos em craques.

Anônimo disse...

Em termos de seleções, seja da década, do continente, mundial etc, cada um tem em sua cabeça um determinado time...mas realmente uma década de craques, Ronaldinho, Ronaldo, Kaká, Messi, Cristiano Ronaldo, Ibra, Puyol,Henry, Buffon e tantos outros. Mas essa historia de seleções tb pecam qdo focam mais marketing do que futebol. A hegemonia futebolistica deste continente já foi mais ameaçada e hoje há uma distribuiçao melhor de craques pelo mundo. Veja o caso de portugal com C Ronaldo, e sem querer errar tb, aposto no Nani, tanto ele qto o C Ronaldo são otimos em velocidade, tecnicamente vem crescendo e são craques tb. Sem esquecer de nosso vizinho Messi, embora não atue ainda bem no conjunto Argentina. Olha se tivesse q escolher, acho que realmente seria dificil, mas com certeza não faltaria o Ronaldo, Kaká, Ronaldinho, Julio Cesar, C Ronaldo, Messi, Iniesta e Buffon como reserva do Julio, como o nivel é mt alto fica dificil estabelecer em base de estatisticas frias, futebol é emoçao, é jogar com o coraçao tb e isso é raro.
Penso ser mais interessante um seleçao de jogadores q tem mais fama do que bola nos pés. Olha q o elenco seria mais disputado do que se pensarmos em jogadores realmente competentes...rs
Confesso que torço mt pra escalação do ronaldinho e pela adequaçao à boa forma do Ronaldo tb...