segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pra botar fogo na reta final.

Os tropeços de São Paulo e Palmeiras e a vitória do Flamengo embolaram de vez a briga pelo título brasileiro - e ainda há o Atlético Mineiro, que se tivesse vencido seria o novo líder. Cruzeiro e Inter, pela distância para a ponta da tabela e também para o fim do campeonato, me parecem ter ficado pelo caminho da Libertadores apenas.

Faltando quatro rodadas, teremos apenas um confronto direto entre os postulantes ao caneco - Palmeiras x Atlético, na penúltima. O time mineiro também ainda terá pela frente Inter e Corinthians, logo, teoricamente, o caminho mais árduo.

O Fla, protagonista da arrancada que incendeia o campeonato, vai ter que suar sangue no domingo que vem para vencer o Náutico, nos Aflitos, com importantes desfalques. Depois, contra Goiás, Corinthians e Grêmio, pode até mesmo acabar tendo pela frente, por conta das circunstâncias, adversários desinteressados, quase de fato de férias.

Dou essa volta toda para chegar ao Botafogo. Sim, o Botafogo. É ele quem vai decidir o campeão brasileiro de 2009.

Ontem, mostrou personalidade ao vencer o Coritiba, na sua casa, igualando-se a este nos 41 pontos e se mantendo cinco à frente do Flu, o primeiro da zona de degola. Imaginem a crise hoje no clube se esta vitória não tivesse se consumado.

Mas fato é que o Bota ainda não se livrou matematicamente, apesar desta distância e, principalmente, porque o tricolor vive, ao lado do Fla, o melhor momento entre os vinte times do campeonato. E a perspectiva é de que o tricolor continue enchendo o Maracanâ em casa (Atlético PR domingo que vem e Vitória na penúltima rodada) e se enchendo de brios fora (Sport, daqui duas semanas, provavelmente já rebaixado, e Coritiba, na última rodada).

É por isso que o Botafogo vai permanecer com o sinal de alerta ligado.

E o alvinegro ainda será adversário de São Paulo (36a rodada) e Palmeiras (última).

Aí se descortinam alguns cenários bem interessantes.

Porque se diante do São Paulo o time pode chegar precisando apenas de um empate para se livrar matematicamente (caso vença o Barueri, domingo que vem, e o Flu perca seu jogo), contra o Palmeiras, no encerramento do campeonato, pode já estar livre da segundona e de qualquer obrigação de esforço, que poderia ser fundamental para que seu maior rival, o Flamengo, chegue ao título.

Ou não, porque o Palmeiras pode tropeçar antes disto, contra o Atlético Mineiro.

Então tomem nota - 22 de novembro, um domingo, tem Botafogo x São Paulo no Engenhão. É o jogo que pode decidir o campeonato. Porque afinal, os demais adversários do tricolor serão Vitória, antes, Goiás e Sport, depois. Jogos em que um tropeço será bem mais improvável.

* * *

E o Simon, hein? O que ainda faz com um apito na boca?

* * *

E o Pato e o Diego, hein? O que ainda fazem fora do escrete do Dunga?

6 comentários:

Camilo disse...

O Milan é dos times mais divertidos de se assistir atualmente. jogadores imprevisíveis, meio relaxados, meio marrentos, mas muito telentosos.

E o Flamengo será o campeao, tá tudo muito claro pra mim. o Botafogo ainda corre riscos, to com medo do Flu. esse erro do simon foi grave, mas nao apagou a atuaçao aguerrida e ofensiva do tricolor.

Esse time do Palmeiras é ridículo.

renato disse...

o fluminense demorou demais pra prender a quadrilha. mas acho que ainda tem alguma chance. e é contra o coritiba, não contra o botafogo. contra o coritiba tem confronto direto.

"só o impossível acontece. o possível apenas se repete." chacal. poeta. e tricolor.

renato disse...

pra mim, o apagão foi em homenagem ao obscurantismo dos 700 da uniban.

Edu Mendonça disse...

Obscuro é o ser humano, Renatin. A moça do vestido curto já foi convidada a posar nua e estrelar filme pornô.

Unitaleban, li em algum lugar, rs...

renato disse...

esse convite era pule de dez. que ela seja feliz. o único risco é que, se ela aceitar, os 700 boçais vão realimentar o fascismo: "tá vendo? era puta mesmo!", obscurecendo ainda mais o ponto da questão: e se for? taca pedra na geisy?

camarada, soube do andré? o tna está em outras mãos...

Edu Mendonça disse...

Pois é, deixem a moça. Isso tudo jamais aconteceria no Rio.

Soube do André sim. Quando um profissional como ele é demitido da maneira como foi, a gente sabe que o Sportv acabou mesmo.