sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mata-Mata.

Faltam só seis rodadas. Então, vejamos:

O Palmeiras tem pela frente o clássico contra o Corinthians, em que qualquer resultado será normal (como, aliás, penso ser qualquer resultado, em qualquer jogo deste campeonato). Pode também tropeçar diante do Fluminense, no Maracanã. Depois recebe o Sport. Enfrenta ainda o Grêmio, no Olímpico - pela lógica das necessidades de cada um à essa altura, o Palmeiras seria favorito. Mas e diante do Atlético Mineiro, depois? Um empate não seria anormal.

O São Paulo vai vencer o Barueri, no Morumbi. Mas pode muito bem perder dois pontinhos diante do Grêmio, no Olímpico. Algo que não deve acontecer contra o Vitória, novamente em casa. Mas que pode se repetir diante do Botafogo, rival histórico e que estará precisando da vitória no Engenhão. Outro jogo fora, contra o Goiás, deve ser mais fácil.

O Atlético Mineiro tem jogo duro contra o Goiás. Pra quem foi capaz de perder para o Flu, deixar dois pontinhos no Serra Dourada não seria surpresa. Se isso acontecer, outro revés diante do Flamengo, mesmo em casa, não seria algo inimaginável. O que tornaria a vitória sobre o Coritiba, fora, na rodada seguinte, obrigatória. Depois viria o clássico contra o Inter, no Mineirão, em que o empate seria resultado mais que normal.

O Internacional deve vencer o Botafogo, em casa. Idem diante do Barueri, e também contra o Santos, no Beira-Rio. Mas pode empatar ou perder para o Atlético Mineiro, no Mineirão. E ainda diante do Sport, novamente fora, já que na hora H esse Inter tem rateado.

O Cruzeiro não deve tomar conhecimento do Fluminense no Mineirão. Mas pode perfeitamente ser surpreendido pelo desesperado Sport na rodada seguinte, na Ilha do Retiro. Pega o Grêmio, em casa, na sequência. Depois enfrenta o Atlético Paranaense, fora, em jogo decisivo. Apostaria no Cruzeiro em ambos. Assim como contra o Coritiba, em Minas.

O Flamengo tem tudo para vencer o Santos, no Maracanã, se tiver Petkovic. E se vencer, pode também passar pelo Galo, no Mineirão, no embalo. Claro que, aí, aumentaria a probabilidade de um daqueles tropeços tolos contra o Náutico, nos Aflitos. De volta ao Maracanã, sobre o Goiás, a recuperação seria uma obrigação diante da torcida. E se vencer esse jogo, encara o Corinthians, que já estará pensando em 2010, com invasão da torcida ao Pacaembu.

Diante dessas possibilidades, Palmeiras (66), São Paulo (65), Flamengo (64), Cruzeiro (63) e Internacional (63) chegariam todos à derradeira rodada com chances de título. Nela, vão enfrentar, respectivamente, Botafogo (Engenhão), Sport (Morumbi), Grêmio (Maracanã), Santos (Vila) e Santo André (Beira-Rio).

E ainda tem gente que diz precisar do tal mata-mata pra sentir a emoção dos momentos decisivos do campeonato.

Hã?

* * *

Mudando de assunto, muito me espanta a revelação de Andre Agassi com relação ao uso de drogas lá pelos idos de 1997, época em que o crystal meth pegou muita gente. Qual o sentido de revelar uma coisa dessas agora, causando contrangimentos para quem ele enganou (ATP) e levantando ainda mais suspeitas sobre o já permissivo mundo do tênis?

Se ele queria vender bem seu livro, seria muito mais impactante e sincero sair do armário, admitindo a homossexualidade e o casamento aberto/de fachada com Steffi Graf.

4 comentários:

Bolinho disse...

fosse mata-mata estaríamos nas quartas vendo confrontos ida e volta dos grandes times brasileiros, com estádios cheios e com a certeza de emoção.
Ademais, odeio mas tenho que concordar com o Calazans: a emoção só se deve ao baixíssimo nível...de fato, nenhum time merecia o título!

abração, torça e grite por dois amanhã no Maraca!! Vou ver o jogo com a Fla-BH!

renato disse...

o problema do mata-mata é que a primeira fase é a coisa mais chata do mundo. são meses de tédio antes de começar um campeonato pra oito times.

opa! bora na tentar na terça que vem. eu te ligo.

renato disse...

ah, se tivessem prendido mais cedo a quadrilha (luiz alberto, fabinho, ruy...)!

Edu Mendonça disse...

Estou adorando essa reação oportuna de Bota e Flu diante de adversários como Inter, Cruzeiro, quem sabe o Palmeiras...